domingo, 2 de novembro de 2008

Professor e aluno de escola pública terão prêmio em dinheiro


Eduardo Paes, em entrevista ao Jornal O Dia, responde a várias perguntas sobre educação e diz que pretende estender a professores que se destacarem bônus dado a estudantes.

_O senhor diz que o fim da aprovação automática será seu primeiro ato de governo. Mas sua política educacional ainda não ficou clara. O senhor vai manter o sistema de ciclos e incluir a possibilidade de reprovação dos alunos ou voltará ao sistema tradicional?
—O que eu quero é que esse sistema, que não tem nada a ver com ciclo, acabe.

—Mas qual é a diretriz que o senhor quer que o secretário de Educação siga?
—É que se tenha reforço escolar, ampliação grande no número de oferta de vagas em creche, universalização da pré-escola, o professor ser bem tratado e requalificado o tempo todo. A escola vai funcionar. São os compromissos que assumi durante a campanha.

—O senhor pretende manter a premiação com dinheiro aos melhores alunos?
—Acho interessante. Vamos manter. Quer dizer, no atual sistema não é, pois a escola não estimula ninguém. A premiação fica até uma coisa meio solta no ar. Mas fazendo com que as pessoas possam ser estimuladas é uma boa iniciativa.

—Haverá algum tipo de premiação aos professores?
—Isso pode acontecer. Vai ser estudado. Mas isso vai competir ao futuro secretário de Educação.

(Fonte: O Dia - 01/11/08)

O que achou das respostas? Comentem.

Por Cristiane Teixeira


3 comentários:

Anônimo disse...

promessas... promessas... Tomara que funcione!
Mas vamos ficar ligados, e questionar sempre.

Encanto dos cantos

Força das Letras disse...

Somos a favor de salários dignos aos professores. Não aos alunos. Gratificação ao corpo discente, dessa forma, gerará competitividade entre professores. Por que não notas altas como sinômnimo de pontos extras ao prestar vestibular para as instituições públicas?

QUESTIONADORES ACADEMICOS disse...

Concordo no que vocês mencionaram a respeito dos salários dos professores, mas acho que uma gratificação e não um salário aos alunos pode ser uma forma de incentivá-los a estudar mais. Por outro lado, acho que a idéia de notas altas como sinônimo de pontos extras ao prestar vestibular também seria uma excelente forma de incentivo, tavés até melhor que gratifições.