sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Conceito insuficiente está de volta

Cláudia Costin, escolhida para a Educação, é a favor da reprovação, mas ainda não sabe como a adotará no Rio

O conceito insuficiente (I) voltará a fazer parte do dia-a-dia dos alunos da rede municipal de educação do Rio.
Ele fora retirado da avaliação em 2007, quando as escolas passaram a ser organizadas por ciclos(com reprovação a cada três anos).
A futura secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, anunciada ontem pelo prefeito eleito Eduardo Paes, quer acabar com a aprovação automática, mas, segundo ela, sem "mascarar as dificuldades dos alunos".

- Acho ruim proibir o "I". Se a criança teve um desempenho insuficiente, tem que ser dito aos pais, professores e alunos, inclusive por meio de boletins - afirmou ela.

Para garantir o aprendizado dos estudantes, a futura secretária se comprometeu garantir aulas de reforço para os alunos. Cláudia, no entanto, ainda não sabe como ocorrerá a reprovação.

- Num hospital, você não pode dar alta a quem não está recuperado. No nosso caso, temos que garantir reforço ou que o aluno passe de ano com uma dependência em uma matéria - explicou Cláudia, sem ainda confirmar que modelo de reprovação irá adotar.

A certeza que a secretária já tem é de continuar com os ciclos na alfabetização (antigo C.A à 2ª série). As séries poderão voltar nos demais anos após um debate com os professores.
Cláudia Costin se comprometeu ainda aumentar o número de escolas com ensino integral e triplicar as vagas em creches.

Especialista em Gestão
A futura secretária ocupa, atualmente, a vice-presidência da Fundação Victor Civita. Ela foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado no governo Fernando Henrique e secretária estadual da Cultura em São Paulo.

(Fonte: Jornal Extra, Sábado 8 de Novembro de 2008).

Por Maitê Chaves Macedo.
Você, que é Professor ou aluno, expresse sua idéia sobre o modelo atual e o que pode ser modificado na nova Gestão da Secretaria de Educação para que melhorias aconteçam!!!!

Nenhum comentário: