quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Progressão continuada ou Aprovação automática?

O sistema de avaliação denominado progressão continuada na rede estadual de ensino, tal como vem sendo realizado, resulta na simples, aprovação automática dos alunos. Fato que permite que muitos desses alunos sejam promovidos aos ciclos seguintes sem que tenham absorvido os conteúdos ministrados e, portanto, sem que lhes tenham sido assegurado o direito de acesso ao conhecimento historicamente acumulado e o instrumental necessário ao sucesso escolar e ao seu progresso profissional e social.

Nosso mais novo prefeito Eduardo Paes, em sua campanha, prometeu determinar como primeiro ato de sua gestão, em janeiro de 2009, o fim da aprovação automática nas escolas da rede pública municipal de ensino. Se cumprir a promessa que fez, as regras atuais que determinaram a extensão do sistema de ciclos a todo o ensino fundamental do município devem ser radicalmente alteradas.

- Vamos acabar com o sistema de ciclos como está aí. O primeiro ciclo, que já existe há algum tempo, até foi bem implantado. Precisamos repensar toda essa questão da educação - disse Paes, acrescentando: - Vou me reunir com os professores para decidir o que será feito. O magistério do Rio é o melhor do Brasil.

(Fonte: Jornal Extra - 29/10/08)

O que pensa a respeito?

Por Cristiane Teixeira

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o fim da aprovação automática. Saber que vai passar automaticamente tira o já pouco estímulo do aluno. Como vai ser isso eu não sei, mas vai ser muito difícil para os que estão lá na frente sem terem aprendido a ler.

Encanto dos contos

QUESTIONADORES ACADEMICOS disse...

Também somos a favor do fim da aprovação automática. Infelizmente, como em todo processo de transformação, alguém terá que sair prejudicado e nesse caso achamos que serão os alunos que já se encontram inseridos em séries de finais de ciclo.